Usando PHP a partir da linha de comando
Table of Contents
- Diferenças em relação a outros SAPIs
- Opções
- Uso
- I/O streams
- Shell interativo
- Servidor web embutido
- Configurações INI
Introdução
O principal foco do CLI SAPI é o desenvolvimento de aplicações shell com PHP. Existem algumas diferenças entre CLI SAPI e outras SAPIs que são explicadas neste capítulo. Vale a pena ressaltar que CLI e CGI são diferentes SAPIs embora compartilhem boa parte dos mesmos comportamentos.
O CLI SAPI é ativado por padrão usando --enable-cli, mas pode ser desativado usando a opção --disable-cli quando se executa o comando ./configure durante o processo de compilação do PHP.
O nome, a localização e a existência dos arquivos binários do CLI/CGI podem ser diferentes dependendo de como o PHP está instalado no seu sistema. Por padrão, quando executado o make, ambos CGI e CLI são compilados e colocados em sapi/cgi/php-cgi e sapi/cli/php, respectivamente, no seu diretório fonte do PHP. Você vai notar que ambos são nomeados php. O que acontece durante o make install depende da sua linha de configuração. Se o módulo SAPI é escolhido durante a configuração, como apxs, ou a opção --disable-cgi é utilizada, o CLI é copiado para {PREFIX}/bin/php durante make install, caso contrário o CGI é colocado lá. Assim, por exemplo, se o --with-apxs está na sua linha de configuração, em seguida, o CLI é copiado para {PREFIX}/bin/php durante o make install. Se você quiser substituir a instalação do binário CGI, use make install-cli depois de make install. Alternativamente, você pode especificar --disable-cgi na sua linha de configuração.
Note:
Porque ambos --enable-cli e --enable-cgi são ativadas por padrão, ter simplesmente um --enable-cli na sua linha de configuração não significa necessariamente que o CLI será copiado para {PREFIX}/bin/php durante o make install.
O binário CLI é distribuído na pasta principal como php.exe no Windows. A versão CGI é distribuída como php-cgi.exe. Além disso, um php-win.exe é distribuído se o PHP é configurado com --enable-cli-win32. Isso faz o mesmo que a versão CLI, exceto que ele não exibe nenhum output e também não disponibiliza nenhum console.
Note: Qual SAPI eu tenho?
A partir da linha de comando, digitar php -v lhe dirá se o php é CGI ou CLI. Veja também a função php_sapi_name() e a constante
PHP_SAPI
.
Note:
A página do
man
Unix está disponível digitando man php no ambiente shell.