strtotime

(PHP 4, PHP 5, PHP 7, PHP 8)

strtotimeInterpreta qualquer descrição textual de data/hora em inglês para timestamp Unix

Descrição

strtotime(string $datetime, ?int $baseTimestamp = null): int|false

A função espera que seja informada uma string contendo um formato de data em inglês US, e tentará interpretá-lo para um timestamp Unix (o número de segundos desde 1º de janeiro de 1970 00:00:00 GMT), relativo ao timestamp dado em baseTimestamp, ou o horário atual se baseTimestamp não for fornecido. A interpretação da string de data está definida em Formatos de Data e Horário, e tem várias considerações sutis. Rever os detalhes completos dessas definições é fortemente recomendado.

Warning

O timestamp Unix que esta função retorna não contém informação sobre fuso horário. Para realizar cálculos com informação de data/hora, deve-se usar a classe com mais capacidade DateTimeImmutable.

Cada parâmetro desta função utiliza o fuso horário padrão, a não ser que um fuso horário seja especificado neste parâmetro. Tome cuidado para não utilizar fusos horários diferentes em cada um dos parâmetros a não ser que seja o pretendido. Veja a função date_default_timezone_get() para verificar as diversas formas de definir um fuso horário padrão.

Parâmetros

datetime

Uma string de data/hora. Os formatos válidos são explicados em Formatos de Data e Hora.

baseTimestamp

O timestamp que será utilizado como base no cálculo das datas relativas.

Valor Retornado

Retorna um timestamp em sucesso, false caso contrário.

Erros/Exceções

Toda chamada a uma função de data/hora gerará um E_WARNING se o fuso horário não for válido. Veja também date_default_timezone_set()

Registro de Alterações

Versão Descrição
8.0.0 baseTimestamp agora pode ser nulo.

Exemplos

Example #1 Exemplo da função strtotime()

<?php
echo strtotime("now"), "\n";
echo strtotime("10 September 2000"), "\n";
echo strtotime("+1 day"), "\n";
echo strtotime("+1 week"), "\n";
echo strtotime("+1 week 2 days 4 hours 2 seconds"), "\n";
echo strtotime("next Thursday"), "\n";
echo strtotime("last Monday"), "\n";
?>

Example #2 Checando por falha

<?php
$str = 'Not Good';

if (($timestamp = strtotime($str)) === false) {
    echo "The string ($str) is bogus";
} else {
    echo "$str == " . date('l dS \o\f F Y h:i:s A', $timestamp);
}
?>

Notas

Note:

Data "relativa" neste caso também significa que se um componente em particular do timestamp de data/hora não for fornecido, ele será removido literalmente do parâmetro baseTimestamp. Isto é, strtotime('February'), se executado em 31 de maio de 2022, será interpretado como 31 de fevereiro de 2022, o que vai transferir para um timestamp de 3 de março (em um ano bissexto, seria 2 de março). Usar strtotime('1 February') ou strtotime('first day of February') evitaria este problema.

Note:

Se o número do ano for especificado no formato com dois dígitos, o valor entre 00-60 será mapeado para 2000-2069 e 70-99 para 1970-1999. Veja as notas a seguir para possíveis diferenças em sistemas de 32 bits (as datas possíveis acabam em 2038-01-19 03:14:07),

Note:

O intervalo válido de um timestamp é tipicamente de Sex, 13 Dez 1901 20:45:54 GMT até Ter, 19 Jan 2038 03:14:07 GMT. Estas são datas que correspondem aos valores máximos e mínimos para um inteiro sem sinal em sistemas de 32 bits.

Em versões do PHP em 64 bits, a faixa válida de um timestamp é praticamente infinita, já que 64 bits podem representar aproximadamente 293 bilhões de anos em ambas direções.

Note:

O uso desta função para operações matemáticas não é recomendado. É melhor utilizar os métodos DateTime::add() e DateTime::sub().

Veja Também