Compilando extensões PECL compartilhadas com phpize

Às vezes, usar o instalador pecl não é uma opção. Isso pode ocorrer porque há um firewall ou porque a extensão que está sendo instalada não está disponível como um pacote compatível com o PECL, como extensões não lançadas do git. Se tal extensão precisar ser compilada, as ferramentas de compilação de baixo nível podem ser usadas para realizar a compilação manualmente.

O comando phpize é usado para preparar o ambiente de compilação para uma extensão PHP. No exemplo a seguir, o código-fonte de uma extensão está em um diretório chamado extname:

$ cd extname
$ phpize
$ ./configure
$ make
# make install

Uma instalação bem sucedida criará um arquivo extname.so e o colocará no diretório de extensões PHP extension_dir. O arquivo php.ini precisará ser ajustado, e uma linha extension=extname.so precisará ser adicionada antes que a extensão possa ser usada.

Se o sistema não tiver o comando phpize e pacotes pré-compilados (como os do RPM) forem usados, certifique-se também de instalar a versão de desenvolvimento apropriada dos pacotes PHP, pois ela geralmente inclui o comando phpize juntamente com os arquivos de cabeçalho apropriados para compilar o PHP e suas extensões.

Execute phpize --help para exibir informações de uso adicionais.