SoapClient::__call
(PHP 5, PHP 7, PHP 8)
SoapClient::__call — Chama uma função SOAP (descontinuada)
Descrição
Chamar este método diretamente foi descontinuado. Em vez disso, recomenda-se a utilização das funções SOAP como métodos do objeto SoapClient. No entanto, em alguns casos pode ser necessário utilizar opções adicionais ou chamar funções com nomes dinâmicos, e nesses casos é recomendado utilizar o método SoapClient::__soapCall(). Este último permite um controle mais detalhado sobre a chamada da função, incluindo a especificação do nome da função como uma string.
Parâmetros
name
-
O nome da função SOAP a ser chamada.
args
-
Ao chamar uma função SOAP, é necessário passar os argumentos adequados para que a operação seja executada corretamente. Esses argumentos são fornecidos como um array, que pode ser organizado de duas formas distintas: array indexado (também conhecido por "array ordenado") ou array associativo. É importante notar que muitos servidores SOAP requerem que os nomes dos parâmetros sejam fornecidos na chamada da função. Nesse caso, é necessário utilizar um array associativo para garantir que cada valor seja atribuído ao parâmetro correto.
Valor Retornado
Funções SOAP podem retornar um ou vários valores. Caso a função retorne apenas um valor, tratar-se-á um valor escalar. Se vários valores forem retornados, em vez disso, será retornado um array associativo de parâmetros de saída nomeados. Já no caso de retornar múltiplos valores, tratar-se-á de um array associativo de parâmetros de saída nomeados.
Ao ocorrer um erro durante a execução de uma operação SOAP, o objeto SoapClient poderá retornar um objeto SoapFault
para indicar o problema. No entanto, vale referir que esse comportamento depende da opção exceptions
, sendo que esta pode ser
configurada no momento que o objecto é instanciado. Caso ocorra um erro e essa opção esteja definida como false
, a biblioteca do PHP não lançará uma exceção.