Crie e envie sua primeira imagem#

Aprenda a construir sua primeira imagem Docker, uma etapa fundamental na conteinerização de sua aplicação. Nós te guiaremos pelo processo de criação de um repositório de imagens e construção e envio de sua imagem para o Docker Hub. Isso permitirá que você compartilhe sua imagem facilmente com seu time.

Explicação#

Agora que você atualizou a aplicação de lista de tarefas, já pode criar uma imagem de contêiner para a aplicação e compartilhá-la no Docker Hub. Para fazer isso, você precisará fazer o seguinte:

  1. Entrar com sua conta do Docker
  2. Criar um repositório de imagens no Docker Hub
  3. Criar a imagem do contêiner
  4. Enviar a imagem para o Docker Hub

Antes de mergulhar no guia prático, a seguir estão alguns conceitos básicos dos quais você deve estar ciente.

Imagens de contêiner#

Se você é uma pessoa nova em imagens de contêiner, pense nelas como um pacote padronizado que contém tudo o que é necessário para executar uma aplicação, incluindo seus arquivos, configuração e dependências. Esses pacotes podem ser distribuídos e compartilhados com outros.

Docker Hub#

Para compartilhar suas imagens do Docker, você precisa de um lugar para armazená-las. É aqui que os registros entram. Embora existam muitos registros, o Docker Hub é o registro padrão e de referência para imagens. O Docker Hub fornece um lugar para você armazenar suas imagens e encontrar outras imagens para executar ou usar como base para suas imagens.

Em Desenvolva com contêineres, você usou as seguintes imagens que vieram do Docker Hub, cada uma das quais são Imagens Oficiais do Docker:

  • node - fornece um ambiente Node e é usada como base para seu trabalho de desenvolvimento. Esta imagem também é usada como base para a imagem final da aplicação.
  • mysql - fornece um banco de dados MySQL para armazenar os itens da lista de tarefas.
  • phpmyadmin - fornece o phpMyAdmin, uma interface web para o banco de dados MySQL.
  • traefik - fornece o Traefik, um moderno proxy reverso HTTP e balanceador de carga que roteia requisições para o contêiner apropriado com base em regras de roteamento.

Explore o catálogo completo de Imagens Oficiais do Docker, editores verificados pelo Docker e imagens do programa de código aberto patrocinado pelo Docker para ver mais do que há para executar e desenvolver.

Experimente#

Neste guia prático, você aprenderá como fazer o login no Docker Hub e enviar imagens para o repositório do Docker Hub.

Entre com sua conta do Docker#

Para enviar imagens para o Docker Hub, você precisará fazer o login com uma conta do Docker.

  1. Abra o Painel do Docker.

  2. Selecione Sign in no canto superior direito.

  3. Se necessário, crie uma conta e conclua o fluxo de login.

Quando terminar, você verá o botão Sign in se transformar em uma foto de perfil.

Crie um repositório de imagens#

Agora que você tem uma conta, pode criar um repositório de imagens. Assim como um repositório Git contém código-fonte, um repositório de imagens armazena imagens de contêiner.

  1. Acesse o Docker Hub.

  2. Selecione Create repository.

  3. Na página Create repository, insira as seguintes informações:

    • Repository name - getting-started-todo-app
    • Short description - sinta-se à vontade para inserir uma descrição, se desejar.
    • Visibility - selecione Public para permitir que outros baixem sua aplicação de tarefas personalizada.
  4. Selecione Create para criar o repositório.

Crie e envie a imagem#

Agora que você tem um repositório, já pode criar e enviar sua imagem. Uma observação importante é que a imagem que você está criando estende a imagem do Node, o que significa que você não precisa instalar ou configurar o Node, o Yarn, etc. Você pode simplesmente se concentrar no que torna sua aplicação única.

O que é uma imagem/Dockerfile?

Sem entrar muito em detalhes ainda, pense em uma imagem de contêiner como um único pacote que contém tudo o que é necessário para executar um processo. Nesse caso, ela conterá um ambiente Node, o código de backend e o código React compilado.

Qualquer máquina que execute um contêiner usando a imagem poderá executar a aplicação como ela foi criada, sem precisar de mais nada pré-instalado na máquina.

Um Dockerfile é um script baseado em texto que fornece o conjunto de instruções sobre como criar a imagem. Para esse início rápido, o repositório já contém o Dockerfile.

CLI#

  1. Para começar, clone ou baixe o projeto como um arquivo ZIP para sua máquina local: shell git clone https://github.com/docker/getting-started-todo-app Depois que o projeto for clonado, navegue até o novo diretório criado pelo comando: shell cd getting-started-todo-app

  2. Construa o projeto executando o seguinte comando, trocando DOCKER_USERNAME pelo seu nome de pessoa usuária: shell docker build -t <DOCKER_USERNAME>/getting-started-todo-app . Por exemplo, se seu nome de pessoa usuária do Docker fosse mobydock, você executaria o seguinte: shell docker build -t mobydock/getting-started-todo-app .

  3. Para verificar se a imagem existe localmente, você pode usar o comando docker image ls: shell docker image ls Você verá uma saída semelhante à seguinte: shell REPOSITORY TAG IMAGE ID CREATED SIZE mobydock/getting-started-todo-app latest 1543656c9290 2 minutes ago 1.12GB ...

  4. Para enviar a imagem, use o comando docker push. Certifique-se de substituir DOCKER_USERNAME pelo seu nome de pessoa usuária: shell docker push <DOCKER_USERNAME>/getting-started-todo-app Dependendo da sua velocidade de upload, isso pode levar um tempo para ser concluído.

VS Code#

  1. Abra o Visual Studio Code. No menu File, selecione Open Folder. Escolha Clone Git Repository... e cole esta URL: https://github.com/docker/getting-started-todo-app Captura de tela do VS Code mostrando como clonar um repositório

  2. Clique com o botão direito no Dockerfile e selecione o item de menu Build Image.... Captura de tela do VS Code mostrando o menu do botão direito e o item de menu "Build Image"

  3. Na caixa de diálogo que aparece, insira o nome DOCKER_USERNAME/getting-started-todo-app, substituindo DOCKER_USERNAME pelo seu nome de pessoa usuária do Docker.

  4. Após pressionar Enter, você verá um terminal aparecer onde a construção ocorrerá. Quando estiver concluído, sinta-se à vontade para fechar o terminal.

  5. Abra a Extensão Docker para VS Code selecionando o logotipo do Docker no menu de navegação esquerdo.

  6. Encontre a imagem que você criou. Ela terá um nome de docker.io/DOCKER_USERNAME/getting-started-todo-app.

  7. Expanda a imagem para visualizar as tags (ou versões diferentes) da imagem. Você deve ver uma tag chamada latest, que é a tag padrão dada a uma imagem.

  8. Clique com o botão direito no item latest e selecione a opção Push.... Captura de tela da extensão Docker e do menu do botão direito para enviar uma imagem

  9. Pressione Enter para confirmar e então observe enquanto sua imagem é enviada para o Docker Hub. Dependendo da sua velocidade de upload, pode levar um tempo para enviar a imagem.

Assim que o upload for concluído, sinta-se à vontade para fechar o terminal.

Recapitulando#

Antes de prosseguir, reserve um momento para refletir sobre o que aconteceu aqui. Em alguns momentos, você conseguiu criar uma imagem de contêiner que empacota sua aplicação e enviar a imagem para o Docker Hub.

No futuro, você vai querer lembrar que:

  • O Docker Hub é o registro de referência para encontrar conteúdo confiável. O Docker fornece uma coleção de conteúdo confiável, composta por Imagens Oficiais do Docker, Editores Verificados do Docker e Software de Código Aberto Patrocinado pelo Docker, para usar diretamente ou como base para suas imagens.

  • O Docker Hub fornece um mercado para distribuir suas aplicações. Qualquer pessoa pode criar uma conta e distribuir imagens. Enquanto você está distribuindo publicamente a imagem que criou, repositórios privados podem garantir que suas imagens sejam acessíveis apenas a pessoas usuárias autorizadas.

Uso de outros registros

Embora o Docker Hub seja o registro padrão, os registros são padronizados e se tornaram interoperáveis por meio da Open Container Initiative. Isso permite que empresas e organizações executem seus próprios registros privados. Muitas vezes, o conteúdo confiável é espelhado (ou copiado) do Docker Hub para esses registros privados.

Próximos passos#

Agora que você construiu uma imagem, é hora de discutir por que você, como pessoa desenvolvedora, deve aprender mais sobre o Docker e como ele te ajudará em suas tarefas do dia a dia.