Obtenha o Docker Desktop#
Colocar o Docker Desktop em funcionamento é o primeiro passo crucial para pessoas desenvolvedoras que estão mergulhando na conteinerização, oferecendo uma interface perfeita e amigável para gerenciar contêineres Docker. O Docker Desktop simplifica o processo de construção, compartilhamento e execução de aplicações em contêineres, garantindo consistência em diferentes ambientes.
Explicação#
O Docker Desktop é o pacote completo para criar imagens, executar contêineres e muito mais. Este guia te guiará pelo processo de instalação, permitindo que você experimente o Docker Desktop em primeira mão.
Termos do Docker Desktop O uso comercial do Docker Desktop em empresas maiores (mais de 250 funcionários OU mais de US$ 10 milhões em receita anual) requer uma assinatura paga.
- Docker Desktop para Mac:
- Docker Desktop para Windows
- Docker Desktop para Linux
Após a instalação, conclua o processo de configuração e você conseguirá executar um contêiner do Docker.
Experimente#
Neste guia prático, você verá como executar um contêiner Docker usando o Docker Desktop.
Siga as instruções para executar um contêiner usando a CLI.
Execute seu primeiro contêiner#
Abra seu terminal CLI e inicie um contêiner executando o comando docker run
:
docker run -d -p 8080:80 docker/welcome-to-docker
Acesse o frontend#
Para este contêiner, o frontend é acessível na porta 8080
.
Para abrir o site, visite http://localhost:8080 no
seu navegador.
Gerencie contêineres usando o Docker Desktop#
- Abra o Docker Desktop e selecione o campo Containers na barra lateral esquerda;
- Você pode visualizar informações sobre seu contêiner, incluindo logs e arquivos, e até mesmo acessar o shell selecionando a guia Exec;
- Selecione o campo Inspect para obter informações detalhadas sobre o contêiner. Você pode executar várias ações, como pausar, retomar, iniciar ou parar contêineres, ou explorar as guias Logs, Bind mounts, Exec, Files e Stats.
O Docker Desktop simplifica o gerenciamento de contêineres para pessoas desenvolvedoras ao otimizar a instalação, configuração e compatibilidade de aplicações em diferentes ambientes, abordando assim os pontos problemáticos de inconsistências de ambiente e desafios de implantação.
O que vem a seguir?#
Agora que você instalou o Docker Desktop e executou seu primeiro contêiner, é hora de começar a desenvolver com contêineres.