Navegadores e dispositivos#

Aprenda sobre os navegadores e dispositivos, dos modernos aos antigos, que são suportados pelo Bootstrap, incluindo peculiaridades e falhas conhecidos para cada um.

O Bootstrap suporta as versões mais recentes e estáveis de todos os principais navegadores e plataformas.

Navegadores alternativos que usam a versão mais recente do WebKit, Blink ou Gecko, seja diretamente ou por meio da API de visualização web da plataforma, não são explicitamente suportados. No entanto, o Bootstrap deve (na maioria dos casos) exibir e funcionar corretamente nesses navegadores também. Informações de suporte mais específicas são fornecidas abaixo.

Você pode encontrar nossa gama de navegadores suportados e suas versões em nosso arquivo .browserslistrc:

# https://github.com/browserslist/browserslist#readme

>= 0.5%
last 2 major versions
not dead
Chrome >= 60
Firefox >= 60
Firefox ESR
iOS >= 12
Safari >= 12
not Explorer <= 11

Usamos o Autoprefixer para tratar do suporte pretendido ao navegador por meio de prefixos CSS, que usa o Browserslist para gerenciar essas versões do navegador. Consulte a documentação deles para saber como integrar essas ferramentas aos seus projetos.

Dispositivos móveis#

De modo geral, o Bootstrap suporta as versões mais recentes dos navegadores padrão de cada plataforma principal. Observe que navegadores proxy (como Opera Mini, modo Turbo do Opera Mobile, UC Browser Mini, Amazon Silk) não são suportados.

Chrome Firefox Safari Android Browser e WebView
Android Suportado Suportado v6.0+
iOS Suportado Suportado Suportado

Da mesma forma, as versões mais recentes da maioria dos navegadores desktop são suportadas.

Chrome Firefox Microsoft Edge Opera Safari
Mac Suportado Suportado Suportado Suportado Suportado
Windows Suportado Suportado Suportado Suportado

Para o Firefox, além da versão estável normal mais recente, também oferecemos suporte à versão Extended Support Release (ESR) mais recente do Firefox.

Não oficialmente, o Bootstrap deve ter uma boa aparência e comportamento no Chromium e no Chrome para Linux, e no Firefox para Linux, embora não sejam oficialmente suportados.

Internet Explorer#

O Internet Explorer não é suportado. Se você precisar de suporte para o Internet Explorer, use o Bootstrap v4.

Modais e menus suspensos em dispositivos móveis#

overflow e rolagem#

O suporte para overflow: hidden; no elemento <body> é bastante limitado no iOS e Android. Para esse fim, quando você rola além da parte superior ou inferior de um modal em qualquer um dos navegadores desses dispositivos, o conteúdo de <body> começará a rolar. Veja a falha #175502 do Chrome (corrigida no Chrome v40) e a falha #153852 do WebKit.

Campos de texto e rolagem do iOS#

A partir do iOS 9.2, enquanto um modal estiver aberto, se o toque inicial de um gesto de rolagem estiver dentro do limite de um <input> textual ou de um <textarea>, o conteúdo de <body> abaixo do modal será rolado em vez do próprio modal. Veja a falha #153856 do WebKit.

O elemento .dropdown-backdrop não é usado no iOS na navegação devido à complexidade da indexação z. Portanto, para fechar os menus suspensos nas barras de navegação, você deve clicar diretamente no elemento dropdown (ou qualquer outro elemento que acione um evento de clique no iOS).

Controle de zoom do navegador#

O zoom da página inevitavelmente apresenta artefatos de renderização em alguns componentes, tanto no Bootstrap quanto no resto da web. Dependendo do problema, podemos consertá-lo (pesquise primeiro e depois abra uma issue, se necessário). No entanto, tendemos a ignorá-las, pois geralmente não têm solução direta além de gambiarras.

Validadores#

Para fornecer a melhor experiência possível para navegadores antigos e com falhas, o Bootstrap usa hacks CSS de navegador em vários lugares para direcionar CSS especial para certas versões do navegador, a fim de contornar falhas nos próprios navegadores. Esses hacks compreensivelmente fazem com que os validadores de CSS reclamem que são inválidos. Em alguns lugares, também usamos recursos CSS de ponta que ainda não estão totalmente padronizados, mas são usados puramente para aprimoramento progressivo.

Esses alertas de validação não importam na prática, pois a parte não hackeada do nosso CSS valida totalmente e as partes hackeadas não interferem no funcionamento adequado da parte não hackeada, por isso ignoramos deliberadamente esses alertas em particular.

Nossos documentos HTML também têm alguns avisos de validação HTML triviais e inconsequentes devido à inclusão de uma solução alternativa para uma determinada falha do Firefox.